terça-feira, 7 de setembro de 2010
Desfile 07 Setembro de 2010 - " A responsabilidade dos pais na EDUCAÇÃO dos Filhos"
A IMPORTÂNCIA DA PRESENÇA DOS PAIS NA VIDA ESCOLAR DOS FILHOS FOI O TEMA ABORDADO PELA ESCOLA DAURY RIVA NO DESFILE DE SETE DE SETEMBRO
A Escola Estadual Daury Riva, criada em 26 de março de 2010 pelo decreto 2.467, representada pelo Diretor: Sr. Aparecido Caetano De Souza, juntamente com os profissionais desta Unidade Escolar acreditam que a participação da Família na educação escolar de seus filhos é de fundamental importância para o sucesso no processo ensino aprendizagem , uma vez que os pais são as principais influências na educação da criança.
Acreditam que a Escola pode dar o primeiro passo, pela própria base de formação da qual é portadora, mas que os pais exercem extrema influência, mais do que eles próprios imagina.
Educar demanda uma grande responsabilidade, a " educação começa no berço”. É no berço, que começa a aprender as relações interpessoais. Na educação informal aquela que se aprende no dia - a - dia com o convívio das pessoas de nosso círculo familiar ou amigos é que se aprendem as regras do convívio social, cabendo aos pais ensinar estas regras. Educação esta que por vários motivos muitos pais colocam seu filho cada vez mais cedo na escola e delegam seu papel de primeiro educador à escola, enquanto que é a família que possui uma responsabilidade maior na educação dos filhos. A Educação Escolar é função da escola e seria uma continuação da educação familiar.
Paulo Freire tenta resgatar o verdadeiro papel da escola. Ser Professor (a) é muito mais do que ser babá ou substituto dos pais. Educar é muito mais que ensinar boas maneiras, ler e escrever. É criar consciência crítica e formar um cidadão em cada um de seus alunos.
É necessário definir os papéis de cada um (pais e educador) para que haja uma educação efetiva e a formação de um verdadeiro cidadão. É extremamente importante que os pais se interessam pelo progresso de seus filhos na escola para assim reportar os progressos e dificuldades, discutindo melhorias ou soluções de problemas. Há importância de clareza aos pais dessas e outras atitudes.
Faz-se necessária a participação dos pais na escola por ser de suma importância para a escola e principalmente para o desenvolvimento da aprendizagem do educando.
Portanto, Pais e Escola devem educar juntos (e não separados) para um bem maior. A criação de um verdadeiro cidadão, construtor de um futuro melhor para as próximas gerações, depende dessa aliança.
Escola e Família precisam resgatar a tradicional parceria e, isso só pode ser feito se juntos num processo de confiança mútua for reconstruído. Escola e família precisam de vínculos mútuos para obter resultados positivos no desenvolvimento do processo ensino aprendizagem dos educandos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário