Projeto: Semana Pedagógica
Tema: “A educação na perspectiva dos direitos humanos”
Apoio CEFAPRO – Juara
Aparecido Caetano de Souza (Diretor)
Marcio Alves do Nascimento (Coord. Pedagógico)
Dolores Fernandes de Aquino (Artic. do 2º ciclo)
Weder Camillo de Souza (Cefapro de Juara – MT)
OBJETIVO GERAL
Promover a todos os profissionais desta Unidade Escolar momentos de discussões e reflexões sobre o Projeto Político Pedagógico e do Regimento Escolar, avaliando o currículo nos aspectos de organização didática, a educação na perspectivados direitos humanos, avaliação e formação continuada para verificar se estão compatíveis com a Resolução Nacional nº. 04 de 14 de julho de 2010 e com as Orientações Curriculares para a Educação Básica de Mato Grosso, na perspectiva da formação humana.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
-Propiciar aos professores momentos de discussões e reflexões sobre o PPP e Regimento Escolar
-Relacionar e avaliar o currículo nos aspectos de organização didática, a educação na perspectivados direitos humanos, avaliação e formação continuada e verificar se estão compatíveis com a Resolução Nacional nº. 04 de 14 07/2010 e com as Orientações curriculares para a Educação Básica de Mato Grosso, na perspectiva da formação humana.
- Proporcionar momentos de reflexão sobre a prática educativa;
- Elaborar um plano de ação de cada seguimento (Diretor, Coordenador, Professor Articulador, Professor, Apoio Administrativo Educacional: Infra/Estrutura: Limpeza, nutrição e vigia; Técnico Administrativo: Secretária e técnico) para o ano letivo de 2011.
- Socializar propostas de trabalho.
JUSTIFICATIVA
Considerando que a sociedade atual, marcada por um processo de mudança rápida ocorre em espaço de tempo cada vez menor e em quantidade cada vez maior e ainda que aperfeiçoadas, não possui a mobilidade necessária para realizar a tarefa educativa ao nível das exigências dessa mesma dinamicidade.
Na busca de sincronizar problemas e soluções em relação a essas necessidades de modo que dêem sustentação ao seu processo de construção educativa é que a Escola Estadual Daury Riva optou em desenvolver a proposta “Semana Pedagógica” cujo tema: “A educação na perspectiva dos direitos humanos”,
No intuito de promover a todos os profissionais desta Unidade Escolar momentos de discussões e reflexões sobre o Projeto Político Pedagógico, do Regimento Escolar bem como o de avaliar o currículo nos aspectos de organização didática, a educação de convivência, avaliação e formação continuada e verificar se estão compatíveis com a Resolução Nacional nº. 04 e com as Orientações curriculares para a Educação Básica de Mato Grosso, na perspectiva da formação humana. Também o de elaborar um plano de ação para o ano letivo de 2011 e socializar as propostas de trabalho e dessa forma construir novas estratégias e recursos para suprir as necessidades exigidas pela sociedade.
A escolha do tema deu-se pela necessidade de se construir projetos que proporciona momentos de trocas de idéias, de informações, de construção de estratégias entre os profissionais desta Unidade escolar e possam desse modo desenvolver no educando o saber necessário para a construção e garantia do seu direito de cidadania conforme consta no Art. 6º na Educação Básica, onde diz que “é necessário considerar as dimensões do educar e do cuidar, em sua inseparabilidade, buscando recuperar, para a função social desse nível da educação, a sua centralidade, que é o educando, pessoa em formação na sua essência humana.”
A proposta Semana Pedagógica: cujo tema: “A educação na perspectiva dos direitos humanos” muito contribuirá para a transformação da prática educativa.
O desenvolvimento deste trabalho é de suma importância para o desenvolvimento das atividades escolares por possibilitar aos profissionais da educação adentrar nas reflexões, nas leituras, nos estudo dos pressupostos teóricas que orientam a ação pedagógica, planejar o cotidiano de forma a garantir um espaço dedicado à capacitação do educador através de reuniões de estudo (leituras), trocas de experiências, avaliação das ações, auto avaliação, de todos os elementos essenciais e necessário para o sucesso dos trabalhos educativos.
Portanto, proposta de trabalho como essa é necessária entre os profissionais da educação para a reorganização da sua trajetória escolar, ampliação e fortalecimento do seu fazer pedagógico para a construção e resgate de um ensino eficiente e eficaz tão necessária e urgente á sociedade atual.
Acredita-se que a “formação continuada deve ser contínua por permear uma política de trabalho duradouro e, portanto, impossível de se estabelecer em curto espaço de tempo.” (Secretaria de Estado de Educação 1998:15).
METODOLOGIA
O presente trabalho será desenvolvido no coletivo através de leituras, discussões e reflexões e questionamentos norteadores sobre o PPP e o Regimento escolar. Far-se-á momentos de reflexão sobre a prática educativa. Elaborar-se-á um plano de ação para o ano letivo de 2011 e socialização das propostas de trabalho.
DURAÇÃO
O curso terá a duração de 40 horas. AVALIAÇÃO
A avaliação será através de relatório coletivo desenvolvidos no decorrer do curso. Receberá certificação quem atingir 75% de presença.CRONOGRAMA
Início: 07/02/2011 Término: 11/02/2011Período: Matutino: 7 horas às 11 horas. (com intervalo de 15 minutos)
Vespertino: 13 horas às 17 horas. (com intervalo de 15 minutos)
7/2/2011
-Abertura e apresentação do projeto Semana da Pedagógica
Discussões, reflexões e diagnóstico sobre o PPP e Regimento Escolar e adequação à prática necessária para a efetivação das Orientações Curriculares para o Estado de Mato Grosso
8/2/2011
-Discussões, reflexões e diagnóstico sobre o PPP e Regimento Escolar e adequação à prática necessária para a efetivação das Orientações Curriculares para o Estado de Mato Grosso
9/2/2011
-Socialização e avaliação
-Elaboração de Plano de Ação por área ou segmento da E.E.Daury Riva para o ano de 2011
10/2/2011
-Elaboração de Plano de Ação da E.E.Daury Riva para o ano de 2011
11/02/2011
-Socialização das propostas de trabalho
BIBLIOGRAFIA
-LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora?: Novas exigências educacionais e profissão docente/ José Carlos Libâneo 8ª ed. – São Paulo: Cortez, 2004. (Coleção Questões da nova época), v.67).-Resolução CNE/CEB 4/2010. Diário Oficial da União, Brasília, 14 de julho de 2010, Seção 1, p. 824. (acesso em 02/02/2011 às 13:h e 23 min.).
-APOSTILA: Orientações Curriculares para a Educação Básica de Mato Grosso, na perspectiva da formação humana (Secretaria de Estado de Educação e Cultura- SEDUC ( 2010)
-Secretaria de Estado de educação. Centro de Formação e atualização do Professor, Cuiabá, 1998.
-Secretaria de estado de Educação Ciclo Básico de Aprendizagem Construindo uma prática, Cuiabá, 1998.
Nenhum comentário:
Postar um comentário